Operadoras atrasam rede 5G no estado



Apesar da Anatel ter liberado a ativação da rede 5G em cidades de médio porte partir do dia 1º de janeiro de 2023, permitindo as prestadoras que adquiriram a tecnologia solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento de estações de 5G em mais 20 municípios com população acima de 500 mil habitantes, os municípios fluminenses continuam a esperar pela novidade. A liberação da faixa segue cronograma previamente estabelecido pelo edital do 5G e abrange cidades nos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

No país se enquadrariam nessa liberação cerca de 20 cidades com 500 mil habitantes e as circunvizinhadas de relevante presença regional. Nessa classificação estão enquadradas as cidades fluminenses de Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo.

Mesmo com a liberação, as operadoras parecem ignorar a rápida expansão do 5G no estado e ainda não implementaram oficialmente suas antenas de quinta geração. A informação consta no próprio site das operadoras. No mapa de cobertura da Tim ainda não existe sinal 5G além da Capital fluminense. Na Vivo a situação é parecida, sendo que o mapa exibe uma pequena cobertura 5G no Centro de Niterói, contudo o Radar Rio tentou acessar essa rede na área indicada e não obteve a conexão. Na Claro, o mapa de cobertura da operadora exibe alguns pontos com a nova tecnologia em cidades da Baixada Fluminense, além de São Gonçalo e Niterói, entretanto não foi possível confirmar se essas antenas estão liberando o sinal da rede 5G.

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem