Com 100 dias de operação, a Águas do Rio fez um balanço das atividades desenvolvidas na região Leste do Estado do Rio de Janeiro, nas cidades de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e no 3º distrito de Saquarema. 13,3 quilômetros de novas redes de água beneficiaram em torno de 5.450 pessoas nesses municípios.
Entre as principais obras realizadas estão a implantação de 4,3 km de rede de água nos bairros Vila Iara, Mutuapira, Sete Pontes, Mutondo e Pacheco, em São Gonçalo, beneficiando cerca de 4 mil gonçalenses.
No distrito de Itaipuaçu, em Maricá, com 3,2 km assentados, a água tratada chegou para 900 pessoas da região, que antes não eram abastecidas. Quem fez questão de acompanhar toda a movimentação foi Clóvis Muniz, morador há 25 anos em Itaipuaçu.
Em Itaboraí, 180 moradores do bairro Outeiro das Pedras já percebem os benefícios da construção de 1,5 km de tubulação de água. No bairro de Jaconé, no 3º distrito de Saquarema, as obras fazem diferença na vida de 438 pessoas que agora têm acesso à água encanada e de qualidade como na de casa de Ana Maria Mendonça.
Além das obras de implantação de redes, mais de 16.500 serviços foram executados neste período, entre eles: reparo de vazamento, desobstrução de redes e alteração cadastral.
O atendimento itinerante que vem sendo realizado pelas equipes do programa Vem Com a Gente (VCG) agilizam os resultados. Nesse programa, os agentes de saneamento vão de porta em porta, fazendo uma espécie de censo, onde atualizam os dados cadastrais, como a titularidade, vistoriam as redes de água e de esgoto existentes e se for necessário executam reparos e melhorias. Os agentes fazem novas ligações no sistema formal e promovem a inclusão na tarifa social. Mais de 13 mil visitas já foram concluídas e 1.600 famílias foram contempladas com a tarifa social. (Fonte: Águas do Rio)