O Parque Estadual do Desengano (PED), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), alcançou um título inédito na América Latina: a nomeação da unidade de conservação como um International Dark Sky Park. O PED já é reconhecido internacionalmente como uma área prioritária para a conservação da biodiversidade de Aves(Important BIRD and Biodiversity Area – IBA) e agora ganha mais uma certificação internacional.
O título reconhece o Parque Estadual do Desengano, no Norte Fluminense, como uma unidade de conservação de qualidade excepcional para a observação de noites estreladas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social.
“A certificação de Desengano não é apenas um marco para a a International Dark-Sky Association (IDA) por ser o primeiro International Dark Sky Place no Brasil, mas também abre novas portas para oportunidades no céu escuro na América Latina ”, refletiu Ashley Wilson, Diretora de Conservação da IDA.
Foto: Camila Becker/Divulgação INEA |
O processo durou por volta de dois anos. Em primeiro lugar, a International Dark-Sky Association aprovou os documentos e a apresentação pela equipe do Desengano State Park com as especificações técnicas de qualidade do céu noturno da área. Em seguida, o IDA avaliou as informações sobre os compromissos assumidos pelo PEDem atividades voltadas à redução da poluição luminosa, no Parque e na região, e as boas práticas na visitação noturna, que já ocorre no parque. Agora, os visitantes que buscam um lugar perfeito para observar, estudar e curtir o céu noturno têm a oportunidade no Estado do Rio de Janeiro.
No Desengano as condições são perfeitas para isso, não há poluição luminosa e o visitante pode contemplar o céu sem nenhum equipamento. Muito merecido este título”, explica o presidente do Inea, Phelipe Campello.
O Parque Estadual do Desengano é a mais antiga unidade de conservação estadual do Rio de Janeiro, completou esse ano 50 anos de existência em 2021. O Parque abrange partes dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, e totaliza 22.400 hectares de área de Mata Atlântica que abrigam 82 espécies de mamíferos, 494 de aves, 56 de répteis, 73 de anfíbios e mais de mil tipos de flora.
Sobre o Programa Internacional Dark Sky Places
O Programa Internacional Dark Sky Places foi fundado em 2001 como um programa não regulamentar e voluntário para incentivar comunidades, parques e áreas protegidas em todo o mundo a preservar e proteger locais escuros por meio de políticas de iluminação eficazes, iluminação externa ambientalmente responsável e educação pública.
Quando usada indiscriminadamente, a luz artificial pode perturbar ecossistemas, afetar a saúde humana, desperdiçar dinheiro e energia, contribuir para as mudanças climáticas e bloquear nossa visão e conexão com o universo.
O Parque Estadual do Desengano agora se junta a mais de 190 lugares que demonstraram forte apoio da comunidade para a defesa do céu escuro e se esforçam para proteger a noite da poluição luminosa. Saiba mais visitando www.darksky.org/conservation/idsp. (Fonte: INEA)