Para quem gosta de friozinho, esse feriadão será especial. Um grande bolsão de ar frio avança pelo Atlântico Sul, na altura da costa do Sul do Brasil, e começa a atingir o Sudeste do Brasil com instabilidade e queda de temperatura. As marcas nos termômetros em vários pontos de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro vão ficar abaixo a muito abaixo do que é normal para esta época do ano no final desta semana e durante o fim de semana do feriadão da Proclamação da República.
A tendência é de o ar mais frio chegar e atuar na Região Sudeste, em particular perto da costa, nesta sexta-feira e durante o fim de semana. Portanto, cidades como São Paulo e o Rio de Janeiro sofrerão o impacto direto desta massa de ar frio de trajetória oceânica e de forte intensidade para o mês de novembro.
No Rio, a sexta-feira será de tempo fechado com muitas nuvens, garoa e chuva em vários momentos do dia. Não se descarta chuva moderada a ocasionalmente forte. A tarde será muito fria para os padrões de novembro com marcas, por exemplo, de 18ºC a 20ºC na área do Galeão. O vento que pode soprar moderado e com rajadas contribuirá para aumentar a sensação de frio. No fim de semana, a capital fluminense deve ter nebulosidade variável com aberturas de sol e períodos de maior nebulosidade em que o céu passa a nublado ou encoberto, não se afastando precipitação passageira. Partes do Rio podem amanhecer com 15ºC ou 16ºC no sábado e no domingo, marcas muito baixas para novembro. As tardes serão bastante amenas. Já na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, a sensação dos moradores é de que o inverno está de volta com mínimas e máximas muito baixas para a época do ano.