Niterói teve, pelo quinto ano consecutivo, a melhor gestão de finanças do Estado do Rio, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta quinta-feira (21) a partir de dados da Secretaria do Tesouro Nacional, mostra que o município foi o único que apresentou uma gestão fiscal excelente em 2020 e permanece no topo do ranking no Rio.
De acordo com a nova edição do levantamento, que analisou as contas de 5.239 prefeituras, em 2020, 57% das cidades brasileiras apresentaram situação fiscal difícil ou crítica. Além de ser o único município da região a atingir excelência na gestão dos recursos, Niterói se destacou com a maior nota entre os municípios em todas as quatro vertentes analisadas. O estudo ressalta que a Prefeitura de Niterói também é um bom exemplo de autonomia financeira e tem excelente nível de investimentos.
O IFGF é composto por quatro indicadores, que assumem o mesmo peso para o cálculo do índice geral, 25%: Autonomia, que é a capacidade de financiar a estrutura administrativa; Gastos com Pessoal, que significa o grau de rigidez do orçamento; Liquidez, que trata do cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras; e Investimentos, que é a capacidade de gerar bem-estar e competitividade.