A Operação Segurança Presente foi ampliada em Niterói e chegou, nesta sexta-feira (03/09), à região de Pendotiba. Com a nova base, o programa, que terá um aumento de 160 agentes, estará em nove locais da cidade. Por quatro anos, a operação funcionou em parceria com a Prefeitura de Niterói e agora será totalmente custeada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Outra novidade será a inclusão do braço social do programa na operação de Niterói. Assim como nas demais do Segurança Presente, o efetivo é composto por policiais militares, agentes civis e assistentes sociais, que cuidam do atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O governador Cláudio Castro agradeceu a parceria com a Prefeitura de Niterói e ressaltou o novo momento financeiro que o Estado do Rio vive.
Segundo o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar, assumir a gestão da Operação em Niterói permitirá ao Governo ampliar o programa, qualificar os agentes e alinhar com todas as operações Segurança Presente. A base Pendotiba se soma às duas atuais bases localizadas no Centro e no bairro de Icaraí. Nos fins de semana, os agentes também estarão na Praia de Boa Viagem. O horário de atuação da Operação vai permanecer das 5 horas até as 2 horas da madrugada seguinte, diariamente, complementando o trabalho do 12ºBPM (Niterói).