Um documentário de 2016, lançado em pleno furor olímpico, ainda segue bastante atual por retratar a agonia pela qual a Baía de Guanabara vem passando por todos esses anos. Ano em que a Baía estava sob olhar mundial por ser palco de provas de vela nas Olimpíadas de 2016, o cartão postal do estado que é vitima de poluição, guarda vida em seus arredores. Toxic Guanabara é uma viagem que explora os pontos de vista de três homens com relações de intimidade com a Baía de Guanabara.
Anos depois da meta não cumprida pelo estado de despoluir a Baía para os jogos olímpicos, a esperança de sua despoluição ganha força com a mudança da política de saneamento do estado, que livrou a sociedade fluminense da incompetência da CEDAE. Assim como a esperança dos rumos da política de saneamento do estado, o documentário também mostra uma Baía que ainda sobrevive ao descaso e que tem condições de ressurgir.
O documentário que já esteve disponível em serviços de streaming, possui 3 curtos episódios e pode ser conferido no YouTube gratuitamente.