Apesar do cenário otimista de agora, não se pode esquecer que no início dessa década a região havia conseguido uma sobrevida. Alguns diversos empreendimento residenciais foram instalados na região central mais próxima ao Porto. Com a crise de 2014, essa sobrevida foi como um voo de galinha, acabando com o entusiasmo daqueles que torcem pela região central. Contudo, agora, parece haver muitos motivos contundentes para otimismo. Com a implantação do Novo Mercado Municipal, outros empreendimentos começam a se instalar nas proximidades e a área começa a ganhar mais uma sobrevida.
Na região do Novo Mercado Municipal começa a ser erguido um novo supermercado de grande porte, de fronte à Praça Renascença. Mais à frente, uma construtora planeja lançar um empreendimento residencial com centenas de unidades. Além de intervenções no espaço urbano já concretizadas como o mergulhão, calçadas novas e arborização também começam a ser vistos agora. Até fábrica de sorvetes já está se implantando ao lado do novo empreendimento da cidade.
A região parece estar numa de suas melhores fases de otimismo. Resta saber se esse processo de renovação se consolidará. Vamos torcer para que o cenário macro-econômico não atrapalhe.