O governo do estado vai criar mais uma alternativa viária para desafogar o trânsito no Leste da Região Metropolitana: o restabelecimento da RJ-100. A rodovia se estenderá ao longo do limite entre os municípios de Niterói e São Gonçalo, indo do Barreto, a partir do entroncamento com a BR-101 (Niterói-Manilha), a Rio do Ouro, na interseção com a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto). Com 13,5 quilômetros de extensão, a estrada é necessária para dar maior mobilidade urbana a uma região de grande densidade demográfica e em expansão econômica. A rodovia passará pelas localidades de Tenente Jardim, Morro do Castro, Baldeador, Caramujo, Novo México e Maria Paula, e terá alças de acesso à BR-101, no Barreto, e à RJ-106, em Rio do Ouro, além de se conectar com a RJ-104, sobre a qual passará por meio de um viaduto com 1,6 quilômetro de extensão. A intenção é que a nova
rodovia absorva parte dos veículos oriundos de São Gonçalo, Maricá e da Região Oceânica de Niterói em direção ao Rio. O impacto positivo também será sentido na Alameda São Boa Ventura, Estrada Caetano Monteiro e as principais vias da Zona Sul de Niterói.
A obra será feita em duas etapas. A primeira, será o trecho de 7,1 quilômetros que vai da localidade de Santa Bárbara, no entroncamento com a RJ-104, até Rio do Ouro, num investimento de R$ 15,5 milhões. Este trecho é a Estrada Velha de Maricá que será incorporada agora à RJ-100. A segunda etapa das obras na RJ-100 ainda será licitada pelo DER e inclui a criação de um binário no Barreto e a duplicação do trecho que vai do Bairro Tenente Jardim à RJ-104, numa extensão de 6,4 quilômetros. As obras começam com a duplicação da parte do trecho entre a RJ-104 e o trevo de Maria Paula, que se encontra em péssimas condições. Em seguida, serão feitas a pavimentação, sinalização e criação de ciclo-faixa entre Maria Paula e Rio do Ouro, incluindo a criação da terceira faixa na subida para esta localidade.