O Governo do Estado do Rio de Janeiro conquistou no último dia 21/08 seu quarto grau de investimento consecutivo avaliado pela agência classificadora de risco Standard&Poor's.
Além da S&P, o Governo do Estado do Rio é anualmente avaliado por outra agência classificadora de risco, a Fitch. E também por seus critérios é classificado como grau de investimento. As agências iniciaram as avaliações das contas do Governo do Estado em 2010. A avaliação da S&P manteve a nota BBB- em âmbito global e brAAA na escala nacional.
As classificações são dadas após avaliações de todo o quadro fiscal do estado, o que inclui suas receitas, suas despesas, suas dívidas e sua capacidade de pagamento e levam aproximadamente três meses para serem concluídas.
Todas as contas são analisadas por profissionais especializados em contas públicas e demostram, tal e qual numa residência ou empresa, se as finanças estão em ordem e qual a perspectiva para o ano seguinte.
A S&P disse no texto que o rating “reflete a força e a boa diversificação da economia (fluminense). ... Ele (o Estado) representa mais de 10% do PIB do Brasil e possui uma das mais altas rendas per capita do país, estimada em R$ 14 mil.” Acrescentou ainda que a nota “reflete a sofisticada e experiente equipe de gerenciamento” das finanças do Estado. (Fonte: Governo do Estado)