Com previsão de término para 2014, as obras de ampliação da capacidade da Avenida do Contorno seguem mudando a paisagem da via.
Em maio, a rede elétrica entre o km 320,7 e o km 321,3 foi remanejada, possibilitando o prosseguimento dos trabalhos para o desmonte de 40 mil metros cúbicos de rochas e remoção de aterro. Com metade desta etapa de trabalho concluída, o desmonte é realizado a frio, ou seja, sem a detonação de explosivos, de forma a evitar o isolamento da área do entorno da via e o fechamento das duas pistas da Avenida do Contorno. As obras são realizadas às margens da
pista sentido São Gonçalo.
Outra importante etapa das obras em andamento é a construção das vigas necessárias para o novo viaduto sobre o pátio Leopoldina Railway (antiga estação ferroviária do Barreto). Dezessete novas vigas, de um total de 66 (cada uma pesando 70 toneladas), já foram construídas. A concessionária trabalha também na fundação e construção dos pilares do novo viaduto. Para a construção do novo viaduto, que terá cerca de 350 metros de extensão, serão utilizados 4,6 mil metros cúbicos de concreto e cerca de 1.500 toneladas de aço.
Todo material pétreo retirado da rocha – cerca de 80 mil toneladas ou o suficiente para encher mais de dez mil caminhões de médio porte, será utilizado nas obras. O escoamento desse material será feito no período noturno. As intervenções são planejadas de forma a gerar o menor impacto possível no dia-a-dia dos usuários da rodovia. A obra é uma das mais importantes do contrato de concessão firmado entre a Autopista Fluminense e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto de ampliação de capacidade da Avenida do Contorno prevê o alargamento da pista atual de duas faixas de rolamento sem acostamento para três faixas de rolamento com acostamento, o que possibilitará utilizar o acostamento da via como quarta faixa para o tráfego de veículos durante operações especiais em feriados e finais de semana. Também serão construídos pontos de ônibus adequados para o embarque e desembarque de passageiros. A duplicação da via foi anunciada oficialmente em 2010, mas apenas iniciada em fins de 2012.