Por Luã Leal*
O samba do GRES Unidos do Viradouro foi apontado como um dos melhores do Carnaval de 2012. A agremiação do Barreto será a sexta desfilar no próximo sábado no Grupo A com o enredo “A vida como ela é, bonitinha mas ordinária… Assim falou Nelson Rodrigues”. A Viradouro optou pela fusão das obras de dois grupos de compositores, desse modo o samba que será apresentado em 2012 é de autoria de Fábio Borges, Claudinho Mattos, Erik Borges, Ênio Almeida, Vitor Adolfo, Daniel Louzada, Dudu Oliveira, Marcello Bertolo, Renan Gêmeo, P.C. Portugal, Rodrigo, Diego Nicolau, Fernando Johara, Felipe Filósofo e Diego Moura. O quarteto de intérpretes de 2011 formado por Gilberto Gomes, Leléu, Diego Nicolau e Niu Souza foi mantido para o carnaval desse ano.
Os leitores do Radar Fluminense podem apostar suas fichas na Viradouro. A agremiação niteroiense, ainda que não apresente um tema inédito como enredo – vale lembrar que o GRES Unidos da Tijuca tratou do escritor, dramaturgo e jornalista pernambucano em 2001 com o enredo intitulado “Com Nelson Rodrigues, Pelo Buraco da Fechadura” –, será um dos destaques do Grupo de Acesso A. Abaixo, para o deleite de quem aprecia uma perfeita combinação de letra e melodia, apresento o segundo trecho do samba e o refrão principal.
Quando a cortina se abrir
No palco da ilusão
Visto a nudez da liberdade
Nas asas da imaginação
Serei o filme mais belo que vai desfilar
A trilha sonora é o nosso cantar
De corpo e alma eu me entrego anjo sedutor
Vou além dos versos
Pra te conquistar
O teu universo a me guiar
Vou me perder... amor
E no meu sonho te encontrar
Nelson Rodrigues... Sou Viradouro
Quero ver me censurar
Em 2011 a Viradouro conquistou o vice-campeonato com um belo samba. Com a homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues no carnaval de 2012, a agremiação terá que ir além dos versos para retornar ao Grupo Especial.
*Luã Leal é estudioso do carnaval, colaborador especial do Radar Fluminense e autor da série 'Notas de Carnaval'