Notas de Carnaval - Pra ser Cubango não se conta até três

Por Luã Leal*

O samba de esquenta do GRES Acadêmicos do Cubango intitulado “Aconteceu”, de autoria de Sardinha, afirma que “pra ser Cubango não se conta até três”. Agremiação campeã do Grupo B em 2009, quando reeditou o samba de 1979 com o enredo “Afoxé é Cortejo, é Ritual, é Festa, Afoxé é Carnaval”, a escola retornou ao Grupo A em 2010. Nesse ano terminou o Carnaval em 9º lugar com o enredo “Os loucos da praia chamada saudade”. Em 2011 conquistou o 4º lugar com o enredo “A emoção está no ar”, do carnavalesco Jaime Cezário, em mais uma passagem pela escola. 


Esse carnavalesco, que atualmente é também o responsável pelo desenvolvimento plástico do carnaval da Porto da Pedra, prepara para 2012 o enredo intitulado “Barão de Mauá - Sonho de um Brasil moderno”. O desfile cubanguense desse ano apresentará forte conteúdo biográfico, ressaltando passagens da vida de Irineu Evangelista de Sousa, sobretudo os seus feitos como empreendedor no Brasil da segunda metade do século XIX. 

O samba de Belo, Beto Gama, Emerson, Regina Angélica e Totonho pode ser apontado como um dos destaques da safra de 2012 do Grupo A. O forte refrão do meio E o progresso chegou/Me diz quem foi condutor, o barão/Em Niterói a indústria semeia/É ponta d´areia movendo esse chão é o ponto alto da composição, que não apresenta inovação melódica, tampouco traz uma letra com grande riqueza lírica. Embora não se destaque pela inovação, Cubango levará para o desfile do dia 18 de fevereiro de 2011 um samba correto, que abarca grande parte da sinopse apresentada pelo carnavalesco. 

Nos últimos dois anos, o presidente da escola Olivier Luciano Vieira contestou o resultado e, principalmente, a condução da nova entidade carnavalesca do Rio de Janeiro, a Lesga, responsável atualmente pela realização dos Grupos A e B. Em 2012 os especialistas ficarão novamente na expectativa de verificar o desempenho das escolas niteroienses no Grupo A, tendo em vista que no último carnaval Cubango e Viradouro figuraram nas primeiras posições. 

Podemos esperar convictos que a agremiação desfilará com um enredo convencional, um samba firme, sem exageros, e que poderá ser uma surpresa previsível nessa disputa que envolve nove agremiações em busca do acesso ao Grupo Especial. E quanto ao resultado? Não me arriscarei, mas tenho certeza que a crítica especializada, assim como nos últimos carnavais, elogiará a apresentação da agremiação verde e branco de Niterói.

*Luã Leal é estudioso do carnaval, colaborador especial do Radar Fluminense e autor da série 'Notas de Carnaval'

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem