Todo início de ano é a mesma coisa: campenatos de futebol regionais. Aí não dá outra: Campeonato Carioca pra lá, Campeonato Carioca pra cá... Ora bolas, que campeonato é esse!?!??!? É o campeonato de futebol do estado do Rio de Janeiro, estúpido! Mas se jogam Cabofriense, Voltaço, Americano (de Campos), Friburguense... Então não deveria ser Campeonato Fluminense? Bem deveria, mas no verbete do torneio na Wikipedia tem a explicação
cara-de-pau para tal disparate com o gentílico do estado. Chupa essa manga:
O campeonato do atual estado do Rio de Janeiro é disputado desde 1979, após a fusão dos estados da Guanabara e do antigo estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói. Até então existiam os campeonatos Carioca e Fluminense, além do Fluminense de Seleções. No entanto, apesar do gentílico do estado do Rio de Janeiro ser "fluminense", por motivo de tradição manteve-se o termo "carioca" (referente apenas à capital) no título do torneio que passava a abranger todo o Estado - excluindo da mesma forma o Campeonato Fluminense, de expressão e visibilidade significantemente menor no cenário nacional, da cronologia oficial do campeonato. Portanto, etimologicamente o termo mais correto seria Campeonato Fluminense de Futebol, e não Campeonato Carioca. (Wikipedia)
Tudo bem, apesar de concordar que a visibilidade é menor não acho que seja justificativa para essa história. Ser menor não pode corresponder a ser inferior. Se as coisas não forem corrigidas elas permanecerão eternamente equivocadas. Vê se em São Paulo o Campeonato é paulistano? Ou se em Minas é Belo-horizontino? A explicação é a visibilidade né? Esqueci... Eu já não gosto de futebol, com essa então. A saga continua, companheiros.
É lamentável o desrespeito dos dirigentes da FERJ com a população fluminense. A Rede de televisão que transmite os jogos sempre tece comentários favoráveis aos "quatro grandes" do Rio de Janeiro. O esporte do povo brasileiro torna-se refém da cúpula do futebol carioca,a qual elimina as possibilidades de título de times como o Profute, mesmo assim os torcedores resistem. Os dirigentes dos "quatro grandes" terão que chupar essa manga.
ResponderExcluirFiquei sabendo do blog através da querida amiga Elianne e quando pude acessá-lo pela primeira vez, me deparo com um post que sempre foi uma inquietação para mim.
ResponderExcluirSou volta-redondense, moro há 11 anos em Niterói e sou tricolor de coração. Conforme questionado neste post, sempre achei um desaforo chamar um campeonato estadual como se fosse um torneio municipal. Muitos tricolores se gabariam de um nome de campeonato com o nome de nosso time, mas eu não analiso dessa forma. Acho que o nome "Fluminense" transmitira a idéia de que somos uma federação e não uma cidade.
O estado do RJ é uma das federações mais poderosas do país e não só pela capital. Temos o petróleo do Norte Fluminense, as belezas da Região Serrana e Regiao dos Lagos, a siderúrgica de Volta Redonda e em breve o Pólo Petroquímico de Itaboraí que já está movimentando muito capital na região.
E em termos futebolísticos, temos nos últimos anos vários times "fluminenses" chegando às finais dos turnos do "Carioca". Resende, Volta Redonda, Cabofriense e Boavista são alguns dos exemplos.
Vamos valorizar o futebol do nosso estado. Campeonato Fluminense novamente!
Congratulações ao dono do Radar Fluminense (com orgulho, pelo visto) por trazer à tona a minha, a sua e a nossa inquietação!
Abraços,
Custódio D.
Imagine o que iriam achar os torcedores de Flamengo, Botafogo e Vasco de um campeonato chamado Campeonato Fluminense...
ResponderExcluirQue bom que essa 'inquietação' não é só minha. O Radar Fluminense é fruto desse sentimento. Nosso estado ou UF deve estar em primeiro lugar, sempre.
ResponderExcluirPensando na parte clubística, como sou torcedor do clube da Lagoa, o campeonato tem q ser carioca! Imagina ele ser chamado de Fluminense!! FlorminenC no futebol é só vergonha: não tem título internacional; jogou a série C; perdeu para o time de bombeiros de brasília; perdeu a final da copa do Brasil em pelno Maraca, a torcida joga pó-de-arroz, etc...
ResponderExcluirContudo, pensando na grandeza de nosso estado, que é a inquietação do nosso redator, deveria ser chamado por todos de fluminense. Somente assim para reafirmar a magnitude.
Se continuar assim, não vai ser manga que chuparão, mas um limão! Chupa que é de uva!
Caro anônimo,
ResponderExcluirNão acredito que seja um problema grande para os torcedores dos outros times, afinal de contas temos grandes clubes com nomes de Unidades Federativa, como São Paulo, Bahia e Paraná e nem por isso a naturalidade é tão desconsiderada como acontece no estado do Rio de Janeiro.
Trazer o "Fluminense" para o nome do campeonato está muito além de tolas discussões futebolísticas, trata-se sim do resgate da identidade e da imagem do nosso querido estado!
Um abraço,
Custódio D.
Acho tudo isso uma besteira, pois se o campeonato é fluminense ou carioca, não importa. O importante é ser o melhor do Brasil. só isso! Então, vamos deixar de pouco caso e vamos ao estádio torcer por nossos times.
ResponderExcluire que vença o melhor! Só queria que o Canto do Rio voltasse a série A...
Sugiro que o blog Radar Fluminense passe a cobrir os principais eventos esportivos do Leste Fluminense. Assim, acabaremos com a lacuna existente na mídia fluminense sobre os acontecimentos do mundo esportivo que os itaboraienses,os são-gonçalenses e os niteroienses gostam de assistir.
ResponderExcluirParabenizo mais uma vez aos jornalistas responsáveis por esse blog pelo excelente trabalho desenvolvido.
Leste Fluminense, sinônimo de trabalho e progresso. E também de sucesso no esporte.
Olááá
ResponderExcluirJá estou trazendo novos fãs para o blog.
Eu deteeeeeeesto futibol, mas concordo com
os conterraneos que o nome deveria ser "Fluminense".
Uma pergunta: Existe time chamado São Gonçalo?
Editor, mande uma boas vindas para o Custódio.
Obrigado Elianne. Você é prova que a proposta do blog é muito importante para nós.
ResponderExcluirQuanto ao futebol eu sou completamente por fora...
Seja bem vindo, Custódio. Como diria Chapolin Colorado: sigam-me os bons!
Sou o "jogador-comentador" de número 11, igual a um time de futebol. moral da matéria: a mais badalada do blog! Parabéns editor!
ResponderExcluirPutz, Eliane, essa é qe nem lei que não pega! Nunca será campeonato fluminense em vez de carioca... Vamos continuar chupando esta manga!
ResponderExcluir