Ilha das Flores será museu

A Ilha das Flores está localizada na Baía de Guanabara, às margens da Niterói-Manilha, em Neves. Apesar de ser considerada uma ilha, ela pode ser acessada através de um dos acessos da rodovia. A Ilha das Flores tem um história muito rica, já que no século 19 o local recebeu a primeira 'Hospedaria de Imigrantes' do Brasil. Essa hospedaria fazia uma triagem daqueles estrangeiros recém chegados aqui para verificar se traziam doenças contagiosas e para onde iriam.
O projeto do museu do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores disponibilizará a memória de quase um século (1877-1966) de história dos mais de 300 mil imigrantes que chegavam ao Brasil através do Porto do Rio de Janeiro. Serão disponibilizadas para visitação os diversos prédios que serviram de hospedagem para os imigrantes, além das marcas dessa época. O acervo também conta com gravações e totens  para recontar a história da imigração no país. O projeto do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores é uma parceria da Marinha com a UERJ. No Flickr há uma galeria fantástica com fotos históricas da hospedaria que funcionou na ilha, mas como elas não estão sob um Creative Commons, clique no link para vê-las no local original.  Abaixo uma visão aérea da ilha (clique para ver maior):


3 Comentários

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião do blog, sendo de integral responsabilidade de seus autores.

  1. Pra mim, está é uma das melhores notícias do ano! Finalmente a cidade ganhará seu primeiro museu! E já começa com pé direito, afinal, não é toda cidade que pode ter uma ilha como museu a céu aberto de referência nacional!

    Por falar na Ilha das Flores, tenho visto alguns tratores movendo terra ali em frente à Akzo Nobel, será outro condomínio?

    ResponderExcluir
  2. Ah, outra coisa, achava que deveria ter uma linha de ônibus municipal com ponto final ali na Ilha das Flores, que fizesse o trajeto para o Centro de São Gonçalo. A população dali só tem Niterói como opção.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, excelente notícia, eu cheguei a pensar que o projeto tinha parado. Junto com as outras 7 fortalezas que temos em Niterói, esse museu servirá para resgatar e muito a história do nosso país! Bom para o Brasil e bom para a região!

    Exemplo disso está no blog do Axel Grael: http://axelgrael.blogspot.com/2010/03/ilha-das-flores-vai-virar-museu.html

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem