Esse post foge um pouco da linha editorial do blog, mas achei interessante tocar nesse assunto. Como gostamos das boas notícias, achei conveniente parabenizar a cidade pela feliz decisão de mudar a empresa responsável pela limpeza urbana do município. Estava motivado a tocar nesse assunto, porém não queria dar margens a comentários negativos relacionados ao problema do lixo em São Gonçalo. Mas no último dia 12, não por acaso dia dos namorados, além de fazer frio e chover muito, decidi ir ao São Gonçalo Shopping para comprar aquele presente especial para minha noiva. Para minha surpresa, vi no caminho para o shopping, em várias ruas de bairros diferentes, grandes equipes da nova empresa de coleta de lixo da cidade trabalhando a pleno vapor mesmo debaixo de chuva. Os funcionários faziam de tudo: da varrição a capinagem de ruas, passando também pela coleta de lixo depositado em locais não convencionais. Senti uma grande alegria e interpretei esse testemunho como um sinal de que esse “avanço” merecia ser postado aqui no blog. Estava podendo testemunhar ações de zelo com a cidade, coisa que é muito rara. Todo aquele movimento me motivou a buscar mais informações sobre a ‘Marquise’. Essa é a nova empresa que está assumindo a limpeza urbana de São Gonçalo, mas além da coleta de lixo, ela assume um grande desafio. O desafio, na minha opinião, está em duas questões essenciais: por um lado ela carrega a esperança dos gonçalenses que sonham ver sua cidade mais bem cuidada na questão da limpeza urbana e, por outro, tem a responsabilidade de trabalhar a consciência social de cidadania, que traz para as pessoas parte da responsabilidade de também cuidar da cidade que é o espaço de todos. Dando uma olhada no site dela fiquei entusiasmado com o tamanho desse grupo que atua também em outros seguimentos. A Marquise tem site na internet, ao contrário na antiga empresa, e no seu site consta a informação de que a empresa atendia, até o fim de 2004, cerca de 6,7 milhões de pessoas de 9 cidades em 8 estados do país. No segmento, a empresa é considerada a maior de capital nacional e a 3ª mais atuante no país. A empresa também atua no estado de São Paulo, o que pode significar que a Marquise possui credenciais importantes no segmento limpeza urbana – mais esperança para que a cidade se livre do lixo! Passado quase um mês que a prefeitura fez a mudança, tenho a sensação que a cidade está mais limpa. De qualquer maneira é cedo para fazer análises, mas já deu para perceber que equipes fazem rondas até para recolher lixo amontoados em locais aonde o problema é a falta de consciência da população. O blog parabeniza a decisão gonçalense de trocar a empresa de coleta de lixo e fica na expectativa de ver a cidade cada vez mais limpa.
Como comentar algo assim,. São gonçalo faz a melhor escolha? imagina a pior A Empresa Maarquise se lixa calorosamente para o lixo. Desde o final de abril próximo passado o carro do lixo passa mas não recolhe o lixo das transversais da rua Benjamim Constant. Ratos , baratas moscas e o odor fétido que não nos deixa dormir e comer é insuportável. O acumulo de lixo na porta das casas e condomínio é vergonhoso.
ResponderExcluirCalma aí, amigo. Essa foi a minha opinião por ocasião da mudança de empresas de limpeza urbana realizada há quase 1 ano atrás. De lá para cá as coisas mudaram muito e todos nós sabemos disso! Minha opinião hoje não é mais a mesma, mas que fique claro que, na época, trocar a empresa de limpeza urbana foi muito bem acertado sim.
ResponderExcluira marquise so quem esta la e que conhece coloca poucos caminhões na rua para não ter muito custo além mete mao na horas extras de todos vivemos calados por o nosso sindicato não vale nada e so ir la que vao ver vários garis tristes por estar recemdo osalario miserável de 650,00 a900,00 não passa mais disso ass gari revoltado
ResponderExcluir