Hoje é o Dia Nacional do Circo. E é impossível falar da arte circense e não se lembrar no palhaço Carequinha, um dos palhaços mais famosos do país. George Savala Gomes era um dos mais ilustres cidadãos de São Gonçalo. O Palhaço Carequinha estreou em 1938 como cantor na Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro, no programa Picolino. Já na televisão brasileira teve como marco o fato de ter sido o primeiro palhaço a ter um programa, o "Circo Bombril" (posteriormente rebatizado "Circo do Carequinha"), programa que comandou por 16 anos na TV Tupi nas décadas de 1950 e 1960. Nos anos 80, apresentou um programa infantil chamado Circo Alegre, na extinta TV Manchete. Na Globo, participou do programa Escolinha do Professor Raimundo e da novela As Três Marias. Seu último trabalho na televisão foi na Rede Globo, com uma participação na minissérie Hoje é dia de Maria em 2005. O Palhaço Carequinha morava no Centro de São Gonçalo em frente ao Hospital de Clínicas, local onde faleceu em abril de 2006. Neste Dia Nacional do Circo nada mais justo o blog prestar essa homenagem à memória do palhaço gonçalense que alegrou a infância de muitos de nós!
Eu aos 43 anos de idade me eciono e choro sempre q lembro desse PALHAÇO, desse HOMEM a quem tive o prezer de passar por ele duas ou tres vezes no Rodo de SG, ou na pç Zé Garoto.
ResponderExcluirMesmo sem saber quem eu era, mesmo sendo eu um completo estranho, sempre me deu atenção, carinho, sorrisos.
Saudes meu PALHAÇO Carequinha.
SakRJ
Eu aos 43 anos de idade me emociono e choro sempre q lembro desse PALHAÇO, desse HOMEM a quem tive o prezer de passar por ele duas ou tres vezes no Rodo de SG, ou na pç Zé Garoto.
ResponderExcluirMesmo sem saber quem eu era, mesmo sendo eu um completo estranho, sempre me deu atenção, carinho, sorrisos.
Saudes meu PALHAÇO Carequinha.
SakRJ
Vc chorou muito quando enterraram o carequinha?
ResponderExcluir